Como se vestir para um ensaio fotográfico empresarial?

Sabemos que as roupas tem um papel importantíssimo na percepção que as pessoas tem da nossa imagem. E se você quer melhor o seu posicionamento de imagem pessoal online, sem dúvida, é imprescindível caprichar na escolha das roupas que auxiliarão o público a montar essa percepção.

O posicionamento de imagem online pode ser feito em várias etapas, desde a comunicação, a criação da sua marca, o design das postagens até a parte que me envolve: a fotografia! Fotos bem feitas, indiscutivelmente, vendem mais. Seja fotos de produtos, seja fotos de pessoas. O público se identifica com fotos bonitas e bem produzidas e probabilidade de consumir o seu produto ou serviço é maior. 

1 – Seja você mesmo!

O mais importante de tudo e o que vai fazer com que as pessoas te reconheçam e identifiquem a sua personalidade, é você ser fiel à você mesmo. Não adianta usar um salto altíssimo e maravilhoso se você não usa este tipo de calçado no dia a dia. É possível sim moldar a percepção que as pessoas tem de você através das roupas usadas nas fotos, mas é importante conseguir “sustentar” essa imagem na vida real também. Ao te contratarem as pessoas vão esperar encontrar alguém próximo do que elas viram nas fotos. Seja fiel à sua personalidade sempre que possível.

2 – Use as cores da sua marca.

Uma boa opção é trazer tons da sua marca (logotipo) em alguns detalhes da roupa ou de acessórios. A ideia é que as fotos possam seguir a mesma unidade visual que a sua marca, para que tudo converse entre si e fique harmonioso, sobretudo quando visto em conjunto, como no feed do instagram. Outras cores que fotografam bem são o branco, off white, creme e tons pastéis e terrosos.

3 – Evite estampas chamativas e marcas de roupa com logotipos grandes

Opte sempre por roupas lisas ou com estampa corrida. Pode ser xadrez, listras, poá ou florais… Estampas grandes, como camisetas de banda/personagens ou mesmo a marca da roupa estampada no peito ou grande demais podem, além de desviar a atenção, deixar as fotos muito datadas e temporais.

4 -Um look casual e um look mais formal.

Diferentes profissões exigem diferentes trajes, mas como a sessão lifestyle procura trazer o máximo da sua personalidade para as fotos, tente ter mais de um tipo de look para causar impressões diferentes. Uma advogada pode fotografar de terninho escuro no escritório e usar uma combinação de camisa e saia em fotos em uma cafeteria. Perceba, a profissão não pede um look tão casual quanto jeans e camiseta, mas é possível conseguir um visual mais leve, para gerar conexão com quem vê a foto.

5 -Use elementos que fazem parte da sua rotina de trabalho 

Canetas personalizadas, canecas, papéis, gráficos, computador, celular, tudo que usa no seu dia-a-dia no trabalho é importante para retratarmos de forma mais conceitual. Se vende produtos, tem que fazer parte da sessão e é tudo fotografado de maneira humanizada.